Raça

Ovelha Churra Galega Bragançana Branca

A ovelha churra galega bragança branca torna-se fácil de identificar pelas manchas pretas ou castanhas que possui à volta do focinho, olhos e orelhas. Ocasionalmente, podemos encontrar as mesmas manchas nas patas. De estatura média e aspeto pernalteiro, esta raça possui um velo pouco extenso, de cor branca ou amarelada, pescoço comprido e delgado.

É uma raça de produção extensiva, que pasta nos lameiros situados ao longo de linhas de água, mas também nas encostas ocupadas por soutos e carvalhais, resultando daí um regime de silvo-pastorícia de relevante importância económica.

Raça

Cão de Gado Transmontano

Corpulento, de aparência nobre e porte altivo, o Cão de Gado Transmontano é, entre os canídeos, a maior raça autóctone portuguesa.

Oriundo de Trás-os-Montes, sempre teve como principal papel proteger os rebanhos do lobo ibérico, sendo quase sempre utilizado para esse fim, embora sirva também como excelente cão de guarda. É afetuoso, paciente com crianças, curioso, protetor e independente. Aceita outros cães, desde que estes respeitem a hierarquia. A pelagem é lisa, de comprimento médio, podendo ser unicolor, mas também fulvo, amarelo, lobeiro e raiado. Ativos e atentos, os machos podem atingir uma altura de 85 cm e peso entre os 60 e 75 kgs, enquanto que as fêmeas normalmente rondam os 68 a 78 cm de altura, pesando entre 50 a 60 kgs e têm um comportamento mais dócil. Resistente a grandes variações térmicas, prefere espaços amplos onde possa realizar a função de guarda e de reconhecimento. Pode, no entanto, aceitar espaços mais modestos se for regularmente exercitado.